Menu fechado

Grupo Akaer desenvolve, em tempo recorde, uma campânula de proteção para intubação em pacientes com suspeita ou infecção confirmada por sars-covid-19

  • A Akaer, especializada em projetar sistemas e produtos para o mercado Aeroespacial, se dedica a desenvolver soluções para proteger profissionais da saúde na luta contra a pandemia
  • Equipamento já está em dois hospitais de São José dos Campos

A pandemia do novo COVID-19 colocou uma nova ordem em todo o planeta, na qual a academia, as empresas e cada cidadão estão sendo chamados a colaborar neste esforço para superar os novos desafios do dia a dia, com a ação coordenada de todos os segmentos da sociedade.

Nesse cenário, a Akaer recebeu, recentemente, uma solicitação de ajuda por alguns profissionais de saúde para projetar uma campânula que protegesse as equipes médicas durante os procedimentos de intubação/extubação – momento considerado mais arriscado para contaminação da equipe, por conta da proximidade do paciente.

A partir deste momento, alguns profissionais da Akaer, acostumados a projetar componentes aeronáuticos, passaram a estudar o problema e a consultar médicos conhecidos para entender melhor a necessidade, bem como o ambiente de operação. Esse contato permitiu o levantamento dos requisitos principais para o início dos trabalhos e o desenvolvimento de uma CAMPÂNULA, em menos de 24 horas.

Para o médico anestesiologista Bruno Misumi, o equipamento é de extrema importância para a segurança dos profissionais de saúde. À frente desse processo no dia a dia, ele ressalta que a intubação é um dos momentos mais críticos e com grande potencial para contaminação do profissional, por conta da proximidade do paciente.

Segundo Misumi, a campânula desenvolvida pela Akaer vem sendo um grande aliado nesse combate à pandemia. O médico foi um dos profissionais de saúde que trabalhou em conjunto com a Akaer para chegar a um modelo que atendesse a equipe médica.

“Confesso que foi uma grande surpresa para nós. Ficamos muito sensibilizados de ver engenheiros e profissionais de saúde planejando e desenvolvendo o produto. Em menos de 24 horas, nós tínhamos um protótipo e, em pouco tempo, já estávamos utilizando o equipamento. Para nós que estamos à frente dessa luta o tempo é precioso, e o risco de contaminação é iminente. É fantástico ver o envolvimento de empresas como a Akaer nessa batalha.”

O médico ressalta que o novo equipamento pode diminuir o contágio de profissionais de saúde e trazer mais tranquilidade e segurança para a equipe durante o procedimento.

“Estamos lidando com uma doença nova, que ainda não sabemos tudo sobre ela. E todo apoio e equipamento de proteção que tivermos nesse momento são muito bem-vindos. O engajamento da Akaer e de outras empresas que estão nessa luta sensibiliza a todos e nos enche de esperança. Em breve, e juntos, venceremos essa batalha.”

Resultados

Os primeiros resultados foram extremamente positivos e mostraram que a campânula proposta permite um excelente nível de isolamento às equipes médicas, respeitando as condições ergonômicas, de visibilidade e de campo livre de trabalho.

Para o CEO da Akaer, Cesar Silva, é uma grande satisfação ver o resultado desse trabalho, desenvolvido num curto espaço de tempo. “Estamos engajados nessa missão de apoiar nosso país na luta contra essa pandemia. E é uma grande honra poder ajudar esses profissionais de saúde, verdadeiros heróis nesse combate”.

A Akaer batizou o dispositivo de “Hygiea”, em referência à deusa grega da saúde, limpeza e sanidade e que deu origem à palavra higiene. Por ter a função de proteção e por seu projeto estar sendo disponibilizado na web para que todos, ao redor do mundo, possam fabricá-lo, o nome dado à campânula é “Hygiea Shield”.

A Akaer irá produzir inicialmente um número limitado da Hygiea Shield, porém está disponibilizando na web não só o projeto como instruções de fabricação e montagem, além de sugestões de operação para permitir que qualquer interessado possa ter uma ferramenta de proteção a mais em seu arsenal no combate à COVID-19.

Porém estamos abertos a novas demandas de todo Brasil através do contato abaixo, sendo cobrado tão somente o preço de custo e envio do produto.

“Nós gostaríamos de convidar mais empresas e parceiros para que, juntos, possamos produzir e distribuir as campânulas para os diversos hospitais da região ou outras partes do país e do mundo”, ressalta Silva.

Ele explica que o desenvolvimento da Hygiea Shield em tempo recorde só foi possível graças à grande colaboração e orientação de diversos médicos, que estiveram juntos com os engenheiros da empresa.

“Em particular, gostaríamos de agradecer o esforço de médicos como Carolina Pinotti de Oliveira Grasselli, Laura Holanda, Vinicius Simonetti, Lucas Ferraz e, principalmente, Bruno Misumi que atuou como coordenador do desenvolvimento e testes do ponto de vista médico. Formamos uma grande equipe, todos focados e debruçados para encontrar uma solução para salvar vidas. Isso é um grande aprendizado para nossa empresa”.

A campânula de proteção foi desenvolvida para ser uma solução extremamente simples. Com poucas partes e material encontrado em estabelecimento comercial local, permite sua fabricação por qualquer pessoa onde for necessária. Foi projetada para ser empregada em leitos de UTI e mesa cirúrgica, portanto, todos os requisitos para a sua operação neste cenário foram considerados na sua criação.

Hygiea Shield – Características

  • Ergonômico e anatômico permitindo o manuseio de equipamentos sem prejudicar a realização do procedimento;
  • Não restringe a movimentação das mãos do executor da atividade;
  • Permite a correta linha de visada para a introdução do cateter;
  • Design compacto permite o uso em leito de UTI e mesa cirúrgica;
  • Facilmente montada e desmontada no menor tempo possível;
  • Possui elementos para a sua fixação na maca e de protetor frontal plástico ou outro material;
  • Produzida com material que permite a higienização com agentes típicos existentes nos hospitais.

O uso da Hygiea Shield não deve excluir ou reduzir o uso de EPI’s de uso protocolar na manipulação das vias aéreas.

A Akaer está se colocando à disposição para receber comentários e sugestões, não só para melhoria e evolução da “Hygiea Shield”, como também para outros desafios em que possa colaborar. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail covid19@akaer.com.br ou pelas redes sociais da empresa.

Quer comprar ou comprar para doar?

A Akaer, em parceria com diversas empresas, irá produzir unidades do equipamento para doação em todo o país. Qualquer empresa pode solicitar a confecção das campânulas, repassando para Akaer somente o valor de custo para produção (matéria prima e mão de obra).

A Akaer fará a doação de 10 unidades para hospitais da região do Vale do Paraíba. As empresas que aderirem a campanha  poderão solicitar o número de dispositivos que desejarem e doarem para os locais de sua preferência.

Clique AQUI para COMPRAR ou comprar para DOAR a Hygiea Shield.

 

Para mais informações sobre a Akaer, entrar em contato com:

 http://www.akaer.com.br/

http://www.akaer.com.br/combate-covid-19/hygiea/